quarta-feira, 18 de maio de 2016

Seu filho ajuda em casa?

Bom dia pessoal!

Quando lia esse tipo de tabela (antes de ser mãe) achava bem absurda, pensava que essas atividades eram impossíveis pra crianças nessas idades e força-las a fazer isso era maldade.



Agora com meus vastos 2 anos e 5 meses de experiência na maternidade (kkkkk) vejo que essas tarefas são bem possíveis e muito válidas.

Quando eu era pequena minha mãe me mimou muito, ela me criava em uma redoma que eu não tinha qualquer obrigação em casa, não ajudava em nada.

Resultado: me casei com 25 anos e me vi "obrigada" a cuidar de uma casa sendo que eu não sabia nem cozinhar um arroz, nem estender uma roupa no varal... foi barra aprender tudo na marra!

Não quero que Alice passe por isso. Quero que seja lá o que ela quiser, morar sozinha, sair de casa cedo, casar-se ou continuar morando conosco, que ela saiba se virar sozinha, que consiga cuidar de uma casa, fazer a própria comida. As feministas vão pirar mas não acho retrocesso uma mulher conseguir fazer tudo isso. E se ela optar por não ter uma empregada? Se quiser trabalhar fora e cuidar de sua casa? A escolha é dela e SOMENTE dela!

Enfim o que quero dizer é que, de forma muito natural, Alice começou a me observar a fazer as coisas e sente-se interessada e hoje faz várias dessas tarefas. Ela coloca suas louças sujas na pia após as refeições (joga né, por que não alcança), ela pega a roupa suja em seu quarto e joga dentro da máquina de lavar, ela guarda os brinquedos no lugar certo e quando estou limpando casa ela sempre pede um pano que fica Passando no rack ou na mesinha dela.
Tudo isso é de acordo com a vontade dela. Tem vezes que ela pede pra fazer, tem vezes que eu peço a ela, e tem vezes que ela não quer fazer, sem problemas!

Acho importante também a criança ter essa noção de responsabilidade, que ela tenha compreensão que faz parte de uma família e que nessa família todos tem suas obrigações dentro de casa.

E vocês? O que pensam sobre isso?


Bjos!!!


5 comentários:

  1. Eu acho super válido, e como você mesmo disse, sem forçar ou obrigar, mas fazer com que se torne um habito natural.Assim acredito que eles crescerão organizados e tendo consciência de arrumação, limpeza, etc.
    Miguel tem 1 ano e 3 meses e eu estimulo bastante em algumas tarefas e já percebo que algumas coisas ele já faz por conta própria. Ele joga a fralda suja na lixeira do banheiro toda troca de fraldas, coloca sua roupa suja no cesto, me ajuda a guardar os brinquedos espalhados pela sala e agora estamos aprendendo a tirar a roupa, então ele já tira o sapato, me ajuda a tirar a calça e consegue tirar um braço da blusa. Tudo isso sem pressão e sem cobranças, mas fazendo pouco a pouco para que logo faça parte da rotina diária dele e assim a gente possa adicionar mais tarefas à essa listinha ai.
    Adorei o post!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lalah
    Confesso que só me toquei há pouco tempo que não estimulo esse lado do Arthur
    Aquela velha falha da criação de mts famílias, que criança n faz nada além de brincar...
    Mas esses dias já pedi p ele jogar a fralda n lixo, n deu mt certo pq ele foi entregar pro pai kkkkkkkkkk
    mas n vou desistir!

    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Super concordo! Acho muito válido incluir a criança em toda e qualquer tarefa da casa, claro, nos limites dela.
    Aprendi assim e agradeço muito a minha mãe.
    E sem contar que é mesmo uma ajuda pra nós, nos sentimos melhores. Sentimos a presença dos nossos pequenos. Tiramos eles da frente de televisões com programas sem sentido, e fazemos ver que tem graça estar juntinho dos pais fazendo o que eles fazem.
    Belo post.
    Beijos.
    Jovens Mães

    ResponderExcluir


  4. Thank You for such amazing information. This is one of the best sites which provide all the details of related topics.
    Examhelpline.in

    ResponderExcluir