terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Quero ser mãe! E agora?


Depois da decisão de um casal de terem um filho, qual seria o próximo passo? Namorar e esperar a visita da cegonha? Sim, claro, namorar muitoooo... mas não é só isso. Antes da gravidez em si, temos que tomar alguns cuidados, o ideal é que você se consulte com seu/sua G.O. (ginecologista obstetra) aproximadamente 3 meses antes de começarem as tentativas.
Nessa consulta o G.O. irá fazer algumas perguntas sobre sua saúde e de sua família em geral, por exemplo sobre históricos de diabetes, pressão alta, abortos em repetição e etc. Se o seu exame de prevenção não estiver em dia, com certeza ele irá realizar a prevenção também. Normalmente não é feita a prevenção durante a gravidez, então é bom que esteja em dia. Também irá recomendar que você comece a tomar suplementação de ácido fólico, que é muito importante para o desenvolvimento do seu bebê ainda em seu ventre.

Alguns exames também serão pedidos para verificar o seu estado de saúde e caso apresente algum problema, haverá tempo hábil para tratamento. Exames que provavelmente você terá que fazer:
- exame de urina, para verificar uma possível infecção urinária. Gestantes com infecção urinária tem mais chances de terem abortos ou terem seus bebês prematuros.
- exames de sangue diversos, nesses exames será identificado o seu tipo sanguíneo, se há doenças como anemia, hepatite, rubéola, toxoplasmose, hiv, citomegalovírus.
- vacinas, leve seu cartão de vacinas. A partir dele seu médico irá verificar se suas vacinas estão em dia e caso não esteja irá te recomendar quais você deve tomar. É muito importante estar com as vacinas em dia.

E o maridão? Vai ficar somente de coadjuvante? Provavelmente seu médico não irá pedir nenhum exame para ele. Mas, por experiência própria, sugiro que ele se consulte com um urologista para saber da saúde dele também. Muitos homens não sabem, porém podem ter algum probleminha fácil de resolver, mas que impedem a concepção.

Não sou médica, tudo que descrevi aqui é o que foi vivenviado por mim. Isso não quer dizer que todos os médicos têm o mesmo procedimento, mas acho muito importante essa preparação. Nos próximos posts irei me aprofundar mais no assunto. Para começar as tentativas isso é o básico!

Caso queiram dar sugestões sobre algum assunto específico referente à fertilidade, mandem email ou peçam nos comentários. Ficarei muito feliz em ajudar. Espero que tenham gostado, estarei aqui quinzenalmente as terças feiras.


Beijos férteis!

4 comentários:

  1. Bom dia Amanda!
    Ótimo post!
    Eu n fiz nada disso hehehehe mas no proximo qro me cuidar antes!

    Tô adorando o blog

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda! Fico feliz que tenha gostado. Volte mais vezes.

      Beijos.

      Excluir
  2. Adoreiiiii,conheço algumas já e amo <3
    Com certeza já estou seguindo esse blog :*
    Beijo!
    http://simplesedocebyleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, fico feliz por ter gostado do nosso cantinho. Esperamos por você mais vezes.

      Beijos.

      Excluir