terça-feira, 5 de abril de 2016

Período fértil e ovulação.

Olá pessoal! Desculpem o sumiço, estou sem internet em casa, :(

Hoje vamos falar sobre período fértil e ovulação. Para quem quer engravidar é inevitável ter conhecimento sobre o período fértil. Você sabe calcular o seu período fértil? E você sabe quando está ovulando?

Resultado de imagem para periodo fertil

Ah, mas a ovulação acontece no 14° dia do ciclo! Não amiga, não necessariamente é nessa data. A ovulação acontece 14 dias antes da menstruação e não depois. Como assim??? Vou explicar. Depois da ovulação, vem a fase lútea que dura aproximadamente 14 dias, aí no final da fase lútea, se não houver fecundação, você ficará menstruada. Por exemplo, seu ciclo menstrual é de 32 dias. Provavelmente sua ovulação ocorrerá no 18°dc (dia do ciclo), 32-14=18. 

A partir dessa data de ovulação é possível calcular o período fértil, que começa 3 dias antes da ovulação e termina 3 dias depois. Simples assim.

Algumas mulheres não tem ciclos regulares, cada mês tem o ciclo de um tamanho, Nesses casos o cálculo do período fértil é diferente. Anote a duração dos ciclos por 6 meses, subtraia 18 dias do ciclo mais curto e 11 dias do ciclo mais longo.
Ex: Ciclo mais curto - 24 dias e ciclo mais longo - 30 dias. 24-18=6 e 30-11=19. 
      Nesse caso o período fértil será do 6°dc ao 19°dc.

Uma maneira mais fácil de saber o dia da ovulação é fazendo os testes de ovulação. São testes muito parecidos com teste de gravidez. Não poderei dar mais informações ainda porque não cheguei a usar.

Eu usava muito um site para acompanhamento dos meus ciclos. Não ficava muito presa as informações do site, mas para quem não tem noção nenhuma já é uma ajuda: www.tabelinha.com.br 
E também existe um aplicativo muito bom, é em inglês mas dá para usar assim mesmo, eu usava só o site porque meu celular não era android: www.fertilityfriend.com

Espero que tenha sido esclarecedor esse post. E oh, se tiverem ficado com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários ou então mande email: maeseesposasimperfeitas@gmail.com.

Beijos férteis,


Nenhum comentário:

Postar um comentário