quarta-feira, 6 de abril de 2016

Sobre a Icterícia Neonatal

Olá pessoal!

Você acabou de ter seu bebezinho, recebe alta e vai para casa. Vida nova, felicidade plena! Daí você percebe (ou pessoas ao redor com mais experiência notam) que seu bebê está com a pele e/ou o branco dos olhos amarelos.

Gente o que é isso? É icterícia, conhecida popularmente como "amarelão" (ou como dizem os mais antigos "tiriça")
.
E por mais que você  tenha pesquisado e lido sobre várias coisas durante a gravidez (cuidados com recém-nascido, amamentação, vacinas...) pode ser que esse problema relativamente comum em bebês que acabaram de nascer possa ter passado batido.

Mas por que meu bebê teve icterícia?
A icterícia aparece no bebê saudável quando o sangue fica com excesso de uma substância chamada bilirrubina, que é produzida durante o processamento pelo organismo dos glóbulos vermelhos de que ele não vai precisar mais.

Os recém-nascidos tendem a ter níveis de bilirrubina mais elevados porque possuem hemácias (glóbulos vermelhos) extras no corpo, e seu fígado ainda não consegue metabolizar o excesso de bilirrubina.

À medida que os níveis de bilirrubina aumentam, o amarelo vai descendo: começa na cabeça, vai para o pescoço, depois chega ao peito e, em casos graves, chega até os dedos do pé. Esse tipo de icterícia neonatal raramente é prejudicial a bebês saudáveis que tenham nascido a termo.

O que fazer se você  notar seu bebê "amarelinho"?
Mais de 50 por cento dos bebês saudáveis e absolutamente normais fica com a pele amarelada nos primeiros dias depois de nascer. Se isso acontecer com seu bebê, não é preciso se apavorar, Como é o tratamento para a icterícia? Se seu bebê estiver com a pele amarelada, o pediatra fará um exame de sangue para medir a concentração de bilirrubina e definir se o tratamento é necessário. A determinação do tratamento dependerá do dia em que a bilirrubina foi medida, do peso com que o bebê nasceu e do nível detectado.

Para recém-nascidos a termo, com peso de mais de 2,5 kg, os médicos brasileiros costumam indicar o tratamento a partir de 12 ou 13 mg/dl de bilirrubina no segundo ou terceiro dia, mas o cálculo é feito caso a caso e envolve alguns outros fatores.

O tratamento é feito com fototerapia - o bebê é colocado sob luzes fluorescentes que ajudam a metabolizar a bilirrubina, para que ela seja excretada pelo fígado. A criança é colocada numa espécie de bercinho de luz, sem roupa, com os olhos cobertos por uma máscara protetora.

Quando a icterícia é bem leve, o médico pode indicar apenas um banho de sol por alguns minutos de manhã e à tarde, antes das 10h e depois das 16h.

Minha experiência própria com isso:

Eu já tinha ouvido falar nessa doença mas não sabia nada a respeito. Confesso que não notei nada diferente na Alice em seus primeiros dias de vida (hoje nas fotos da época consigo ver o quanto ela estava amarelada). Com 7 dias, fazendo o exame do pezinho, a enfermeira nos orientou a procurar o pediatra. Fiquei louca, desesperada (lógico rs) fizemos o exame de sangue nela e deu quase o valor limite para internação e tratamento com fototerapia. Porém tratamos só com banho de sol e graças a Deus foi o suficiente.

Como tudo na maternidade informação é essencial, por pouco não poderia ter acontecido algo mais sério com minha filha. A icterícia é um doença neonatal comum mas se não tratada, caso seja necessário, pode levar a sequelas graves. A nossa amiga colunista da sessão Decoração, Jéssica Stremel, hoje possui problemas auditivos, ocasionados pela icterícia. O melhor é pecar sempre pelo excesso e nunca pela falta, desconfiou de algo errado, entre em contato com o pediatra o mais rápido possível.

Minha Alice com 7 dias (logo após o diagnóstico) dá pra notar bem a coloração amarelada da pele

 Fonte: BabyCenter


2 comentários:

  1. Eu tbm nunca tinha ouvido falar nessa "tiriça"... Mas meu pequeno teve, foi diagnosticado no terceiro dia de vida...mas estava dentro do normal e tratamos com banho de sol.... Foi quase um mess para sumir todo o amarelo....

    Lili Sempre Linda!!!

    ResponderExcluir