quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O que (quase) ninguém te conta sobre puerpério

Olá! Como estão?

Acredito que todos devem ter acompanhado a polêmica na última semana da mãe de um recém-nascido que dizia odiar ser mãe.

Não vou discutir sobre o assunto e nem julgá-la. Mas muitas pessoas que nunca passaram por isso ou as que passaram de outras formas talvez não saibam como o puerpério (Período do parto e do sobreparto) pode ser difícil e mexer com o psicólogo da mulher.

Então é bom que entenda algumas coisas.

Seu puerpério pode passar rápido, você pode se adaptar com bastante facilidade e tirar tudo de letra.
Mas nem sempre será assim. Comigo não foi.

A recuperação do seu parto (independente da forma que for) pode não ser muito fácil ou indolor. Você pode ter limitações físicas. Você pode sofrer por não ter conseguido o parto que sonhou.
Mas vai passar. Sim, seu corpo vai ter forças suficientes para se recuperar, afinal uma vida precisa de você pra cuidar. E mesmo que seu parto não tenha sido como desejou, trouxe ao mundo seu filho com saúde, e isso é o mais importante.

Você pode ter uma experiência bem tranquila e prazerosa com a amamentação.
Ou não. Isso pode não ser tão fácil como dizem.
 Seu bebê pode ter dificuldades no início, vocês podem demorar a se "ajustar" um ao outro, você pode ter os seios machucados... mas tudo isso também vai passar. Seu bebê vai aprender a pega certa, você vai se acostumar ao ritmo do seu bebê, vocês vão sentir prazer nesse momento, e amor, muito amor!
A tal da "livre demanda" também não é fácil, é muita entrega, doação, abdicação. Mas vale a pena! Ver seu bebê crescendo forte e saudável graças a você, não tem preço!

Você vai se sentir perdida. Por mais que tenha experiência com bebês, com o seu é bem diferente. No começo você não vai conhecer os choros dele, identificar as necessidades e isso é normal. Ele passou 9 meses dentro de você mas é agora que vocês se conhecerão de fato. Não se desespere, mantenha a calma e e respire fundo,logo vocês estarão se conhecendo tão bem que vai reconhecer cada carinha que ele fizer.

Pode ser que você sinta vontade de chorar. Chore! É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo você acabou de passar pela maior transformação da sua vida. O importante é estar sempre cercada de pessoas que te amam.
 E não tenha vergonha de pedir e aceitar ajuda até se acostumar a nova rotina. É normal sentir medo! Tudo que é novo pode causar medo, e agora você tem algo mais precioso pra zelar, é muita responsabilidade sim.
Mas como eu já disse, é o amor por essa nova vida que vai te dar força e coragem.

Sim, o sono pode ser incapacitante. Por mais que você tenha dormido mal na sua gestação, acostumar a rotina de sono de um RN é muito complicado. Não tenha vergonha em deixar tudo e todos para descansar todas as vezes que o bebê dormir. E assim você vai se acostumando. E ele/ela também, é claro, aos poucos vai se adaptando a uma boa rotina de soninho.

Prepare-se para grandes surpresas e grandes decepções. Infelizmente é nessa fase tão importante que você realmente vai conhecer as pessoas ao seu redor. Algumas das que você mais considerava irão sumir. E as pessoas que te consideram de verdade ficarão mais próximas ainda.

Pois é, essa fase as vezes não é fácil e eu espero de coração que você nunca passe por nada disso.
Mas caso aconteça com você, mantenha a serenidade sempre e não se culpe, isso não demonstra que você não ame seu filho ou que não estava preparada para te-lo.
Só significa que você é um ser humano e seu corpo e seu cérebro precisam se adaptar a sua nova fase.
Ah e não se esqueça nunca. .. tudo isso vai passar!
E até das coisas ruins você sentirá saudades!


    
                                                  
                                                                    Eu, Alice e nossos primeiros dias juntas.


                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário