terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Preparando os seios para amamentação.



Quando estamos grávidas, uma das nossas preocupações é como se preparar para amamentação. Uma coisa muito importante a fazer é procurar informações e se preparar física e psicologicamente para o processo, que o contrario do que muitos pensam, a amamentação nem sempre é só flores, tudo lindo e mágico como vemos nos comerciais de TV.


Durante a gravidez, o corpo vai se preparando naturalmente para a amamentação. Esse é um dos motivos para os seios crescerem tanto na gestação -- os ductos mamários e as células que produzirão leite estão se desenvolvendo, e a área fica mais irrigada de sangue. 

Algumas mulheres  tem mamilos planos ou invertidos, nesses casos vale a pena usar conchas de plástico, vendidas em farmácias e lojas de artigos para bebê, para tentar ir formando o bico do seio. Você também poderá fazer massagens na área do mamilo, sempre com cuidado para não provocar contrações uterinas, converse com seu obstetra sobre isso.

É muito importante, por exemplo, saber como o bebê deve abocanhar o peito corretamente, pois a pega incorreta pode provocar dores e desconfortos, muitas vezes causa até ferimento no mamilo. "Para uma pega ideal, a mãe deve estar confortável, trazer o bebê ao seu encontro, posicionar o polegar acima da auréola e o indicador abaixo, formando um 'C' para que o bebê abocanhe o mamilo", considera a obstetra Luciane Rodrigues Pedreira de Cerqueira, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ). "Ao mamar, a boca do bebê deve estar bem aberta, com os lábios para fora, abocanhando quase toda a auréola e não somente o bico do peito", finaliza a especialista.


No entanto alguns fatores devem ser considerados importantes nessa fase de preparação para amamentação, são eles:
  • Conheça o seu mamilo;
  • Tomar banho de sol - "O calor da luz torna os mamilos mais resistentes e previne as rachaduras", relata a obstetra Luciane de Cerqueira
  • Hidrate a região - A hidratação também é importante para evitar as rachaduras. Mas cuidado na forma certa de fazer isso. "Deve-se evitar o uso de cremes e hidratantes durante o pré-natal, pois esses produtos levam a uma diminuição da espessura cutânea do mamilo e facilitam fissuras durante a amamentação", ressalta o mastologista Berrettini. Porém, durante a amamentação, o melhor tipo de cuidado é usar as pomadas com lanolina apenas. "Elas apresentam maior eficácia e menos efeitos colaterais, sendo considerado o padrão ouro para prevenção e tratamento das fissuras", explica o especialista.
  • Higiene - Evite os sabonetes nos mamilos, já que os seios já tem uma hidratação natural que precisa ser preservada. O mesmo vale para a água quente, que costuma tirar a oleosidade original da pele. A bucha vegetal também é uma inimiga nesse momento: "ela pode promover a esfoliação dos mamilos antes mesmo do final da gravidez, aumentando a chance de traumas mamilares e complicações mais graves, como a inflamação na região", frisa Luciene de Cerqueira.
  • Escolha o melhor sutiã - Após o parto as mamas chegam a aumentar até dois números de manequim. Nessa fase, já que você terá que comprar sutiãs novos, vale escolher o produto ideal. "Deve-se utilizar sutiãs produzidos com algodão, sem aro metálico ou bojo e com alças largas", descreve Berrettini.


No meu caso, meu peito já tem o mamilo bem feito, o que segundo minha obstetra irá facilitar na hora da pega, estou evitando sabonetes, hidratantes na área dos mamilos desde que descobri a gravidez. Só ainda não conseguir pegar sol, porque na minha casa não tem lugar apropriado pra fazer topless sem que alguém me veja. hehe
Na última consulta minha médica me deu umas amostras grátis da pomada MILLAR que é a base de lanolina e é própria para hidratação dos mamilos na fase da amamentação.

Então é isso meninas, façam o que tiver ao seu alcance para conseguir sucesso nessa fase tão importante, tanto para mãe , quanto para o bebê. Lembrando que existem inúmeros fatores que influenciam na questão da amamentação e muitos deles fogem do nosso controle, da nossa vontade. Portanto se esse for o seu caso, não se culpe, você não será 'menas' mãe porque não conseguiu amamentar. Você é e sempre será a MELHOR MÃE que seu filho poderia ter.




Nenhum comentário:

Postar um comentário