quarta-feira, 9 de março de 2016

Como fica o casamento após os filhos...

Bom dia, queridas!

Após o nascimento dos filhos a relação entre o casal pode ficar um pouco enfraquecida, já que pode existir um certo distanciamento entre o casal e isso é completamente normal. Não significa que o amor tenha acabado ou que o casamento irá terminar. Significa apenas que a vida do casal se transformou de uma tal maneira que será necessário rever várias coisas para que tudo "entre nos eixos".

Uma série de fatores pode levar a esse distanciamento logo após o nascimento dos filhos: o cansaço da nova mãe que tem que se adaptar à nova rotina com um recém-nascido em casa, noites mal dormidas, muitas vezes sem ajuda de ninguém (principalmente a do pai, que deveria ser obrigatória); a questão hormonal que pode abaixar a libido da mulher assim como deixá-la entristecida nessas primeiras semanas (baby blues); o próprio "instinto materno" de priorizar única e exclusivamente o bebê, muitas vezes deixando de lado a atenção com o marido e os cuidados com ela mesma.

É importante falar também da responsabilidade do marido/pai nessa fase. O homem precisa participar (da melhor forma que lhe for possível) nos cuidados com o bebê e com a casa, para que a esposa não se sinta tão sobrecarregada com tantas funções. E também precisa ser o apoio psicológico da mulher nessa fase de novidades e insegurança.

As semanas e os meses vão passar e por mais que a correria só aumente, o casal estará mais adaptado a nova rotina com o bebê e precisam encontrar formas e momentos onde poderão estar juntos, só os dois.

O "esfriamento" do casamento pode até acontecer, e acredite é mais comum do que se imagina. O que não pode acontecer é a falta de interesse em tentar encontrar uma forma, ou adaptar-se, para que a relação não seja como antes, mas melhor ainda.

Conversando com amigas casadas e com filhos que passaram (ou ainda estão passando por isso) reuni algumas dicas simples que podem ajudar nessa situação:

¤ É importante que o casal tenha um tempo só para os dois
Na medida do possível tentem retomar hábitos que tinham antes: cozinhar juntos, receber amigos em casa, caminhar na rua/praça/parque, jogarem algum jogo... vale tudo!
¤ Diálogo sempre! Esteja sempre aberta para falar qdo algo estiver incomodada, com delicadeza é claro, mas com sinceridade sempre. E esteja disponível a ouvir tb, afinal seu companheiro tb tem direito de falar.
¤ Tenha um tempo para você, pode ser qdo o bebê dormir, ou o deixe com os avós ou o pai. Mas é importante vc poder se cuidar, hidratar os cabelos, fazer unhas; poder sair para olhar vitrines, almoçar com as amigas, ou nem que seja assistir suas séries no Netflix. Enfim fazer algo que goste. É importante conseguir amar a si mesma, ter auto-estima, para dedicar ainda mais amor aos outros.
¤ Divida as tarefas em casa, principalmente marido e mulher trabalham fora. O cansaço pode surgir dos dois lados, principalmente se as funções ficarem sobrecarregando apenas um, então dividir as tarefas em casa deixa tanto esposa quanto marido mais descansados e com mais tempo livre pra curtirem outras coisas.
¤ Se for possível, peça ajuda.  Não queira abraçar o mundo sozinha, peça alguém de confiança para olhar o bebê para você sair com o marido sábado a noite ou ir ao salão de beleza um dia a tarde . Não tenha vergonha se precisar de uma empregada, babá... (acredite tem muitas mulheres que tem esse privilégio mas não aceitam por vergonha).

E por aí? Como ficou o casamento após os filhos?

Divida com a gente! Se tiver mais alguma dica que funcionou compartilhe conosco!


4 comentários:

  1. Bom dia Lalah
    Aqui o casamento tá de frio a muito frio :(
    Arthur mamou até 14 meses então como eu voltei a trabalhar desde os 5 meses dele e n tenho ajuda de ning, ele passou a dormir cmg, no quarto dele e o pai no nosso quarto. Isso já nos afastou um pouco, o pai é pouca participativo, faz quando eu peço, nunca espontaneamente, então o clima às vezes fica tenso...
    Ontem voltei pra faculdade e ele ficou com nosso filho, n deve ter sido fácil ja q ele nunca trocou uma fralda. Mas vai ser bom pra eles, ter essa ligação a mais. Eles brincam, mas Arthur precisa entender q o pai tb tb obrigações com ele, q ele n precisa esperar por mim p pedir as coisas
    Espero q aos poucos consigamos restabelecer nosso casamento


    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Por aqui estamos voltando as atividades de antes mas procuro incluir o bebê.
    O pai agora que está ajudando mais.
    É preciso encontrar tempo para se cuidar e para curtir o casamento.

    ResponderExcluir
  3. Por aqui estamos voltando as atividades de antes mas procuro incluir o bebê.
    O pai agora que está ajudando mais.
    É preciso encontrar tempo para se cuidar e para curtir o casamento.

    ResponderExcluir
  4. Aí Lalah ... Eu ando me sentindo a pior esposa do mundo ultimamente.... E mesmo com ajuda ando me sentindo sobrecarregada do mesmo jeito. Mas vamos que vamos tentando resgatar tudo...
    Amei o post

    Bjus

    www.trajetoriadeumamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir